Como limpar porcelanato e conservá-lo novo por mais tempo

22/04/2016

Porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico que pode ser utilizado em áreas internas e externas, caracterizado por ter baixa absorção de água, uniformidade de coloração e alta resistência à abrasão física e química.

Limpeza diária

A limpeza do porcelanato deve ser feita sempre com o uso de detergente neutro diluído em água e panos macios. Essa regra vale para todos os tipos de porcelanatos, polidos, fosco, estruturados e esmaltados. Siga as sugestões da especialista:

  1. Varra o piso com uma vassoura de pelos, ou aspire com o bico do aspirador que tenha uma escova para evitar que o piso arranhe;
  2. Prepare uma solução com uma colher de detergente neutro para 5 litros de água e passe com o auxílio de um pano macio sobre a superfície;
  3. Para evitar a formação de manchas de água, finalize a limpeza com um pano seco com álcool.

No caso de limpezas semanais e mensais as mesmas recomendações da limpeza diária devem ser seguidas. Para a higienização do rejunte utilize saponáceo líquido cremoso. Nunca utilize o granulado que poderá arranhar o piso.

Limpeza pesada (pós-obra)

A primeira limpeza pós-obra deve ser realizada em, no máximo, 14 dias após a aplicação do rejunte. O objetivo é garantir a total remoção de todos os resíduos de obra, principalmente resíduos de rejunte, que podem ficar aderidos sobre a superfície do piso, fazendo com que o mesmo fique com aspecto de encardido.

Para a limpeza pós obra é recomendado o uso de produtos de limpeza pesada disponíveis em lojas especializadas em pisos. Para facilitar, siga os passos a seguir:

  1. Enxágue o piso de modo a retirar todo o produto e resíduos de sujeira;
  2. Aplique o produto específico para limpeza pesada seguindo as recomendações do fabricante;
  3. Remova a sujeira acumulada com água. Não deixe o produto secar sobre o piso;
  4. Se for necessário, repita o processo.

    O que deve ser evitado na limpeza do porcelanato

  5. Sabão em pó;
  6. Saponáceo em pó;
  7. Ceras;
  8. Escovas;
  9. Ácidos;
  10. Água sanitária;
  11. Soda cáustica;
  12. Acetona;
  13. Amoníaco.

    Cuidados no uso e manchas

    Para evitar a formação de riscos no porcelanato o ideal é proteger os pés dos móveis com feltro e ter cuidado na hora de arrastar móveis.

    No caso de manchas de graxa, óleo, giz de cera, lápis, assim como manchas de ferrugem e suco de frutas, devem ser removidas com detergente alcalino e com saponáceo líquido ou álcool. O mesmo é válido para manchas de vinho, café e refrigerante.

    Manchas de tinta devem ser retiradas com solvente orgânico ou detergente, como Thinner e água raz. Estes produtos também ajudam a remover resíduos de cal e cimento. Caso utilize essas substâncias, enxágue abundantemente logo em seguida.

    4 dicas e truques essenciais para uma limpeza perfeita

    1. Sempre limpe qualquer líquido derramado imediatamente. Isso evitará que o piso manche.
    2. Use capachos grandes e de boa qualidade na entrada e na saída de todas as portas que levem ao exterior para manter o chão sem sujeira e sem riscos.
    3. Sempre siga as instruções do fabricante sobre a melhor forma de limpar seu piso.
    4. Para tirar manchas e marcas de calçados esfregue a marca com uma borracha. Se houver arranhões, esfregue-os com uma bola de tênis.

    Tomando essas precauções na hora da limpeza, você mantém o seu piso novinho por muito mais tempo, aumentando sua vida útil.

  14. "FONTE: DICAS DE MULHER  DICAS DE CASA".